Um alerta aos consumidores de Gás GLP, mais conhecido, pela população, como o Gás de cozinha.
Policiais da DECECAP (Delegacia Especializada em Crimes Econômicos e Contra a Administração Publica), após receberem denuncia anônima de revenda, irregular, de gás GLP (gás de cozinha) realizada por vendedores ambulantes que adquirem esses botijões de 13K em diversos estabelecimentos comerciais, assim como, em depósitos clandestinos de revenda de gás GLP, existentes em vários pontos da cidade de Salvador e em outras cidades do estado, muitas vezes, ostentando fachadas de grandes distribuidoras de GLP, realizaram diligências em alguns bairros de Salvador, onde, no local, foram detectadas diversas irregularidades com referência a armazenamento, licença para revenda desse tipo de produto, notas fiscais, etc.
O maior objetivo, proveniente da denuncia, não foi encontrado, todavia, fica o alerta á população para o ponto mais importante da denuncia. Segundo o denunciante, alguns revendedores, estão utilizando duas válvulas de botijões, (dessas que os usuários usam na saída do botijão, presa em uma mangueira a qual faz circular o gás até a entrada do fogão) sendo uma em cada ponta de uma mangueira, e assim, repassam o gás de um botijão cheio, contendo 13K, para outro botijão vazio. Ocorre que, como o gás existente no botijão cheio é condicionado, na fabrica, sobre pressão, a saída do mesmo para o botijão vazio só poderá acontecer numa totalidade, no máximo, de 6,5K, o que fere os Artigos 18 e 19 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).
Esses botijões são vendidos aos consumidores, desavisados, por um preço, aparentemente, vantajoso, o que não passa de uma grande armadilha, tanto para o bolso do consumidor, quanto para a segurança do patrimônio onde o mesmo irá armazená-lo. visto que dessa forma passa a ser considerado por técnicos da ANP, (Agencia Nacional de Petróleo) como uma espécie de bomba, pronta para explodir, devido a maneira criminosa como foi adulterado o peso durante recolocação do gás nesses botijões.
Portanto, você consumidor, desconfie quando lhe for ofertado um preço abaixo do mercado. Procure adquirir o seu botijão de gás GLP (Gás de cozinha) nos revendedores autorizados. Não se deixe enganar pelo traje do vendedor, que geralmente ostenta a marca das grandes distribuidoras, e nem pela oferta abaixo do preço de mercado, pois, no fim das contas, tudo sairá bem mais caro.
Apesar da falta de êxito total na averiguação da denuncia, fica o alerta proporcionado por um acadêmico de direito, Coordenador do Setor de Investigações da DECECAP (OTO FRANCISCO, aluno do 10º semestre de Direito da Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias – FACET).
Nenhum comentário:
Postar um comentário