EQUIPE: PAULO MIGUEL FERRARO DE SOUZA E FRANCISCO EDUARDO SOUZA PASSOS
FACET - TURMA DIN 10.1
Segurança na panela
A panela de pressão é um item essencial na cozinha de muitos brasileiros. Sua peculiaridade é acelerar o processo de cozimento sem tirar o gosto dos alimentos. Existem no mercado diferentes marcas e tipos de panelas, com capacidades e resistências distintas, mas que, a partir deste mês, exibem uma característica em comum, a segurança.
De acordo com a Portaria 328 do Inmetro, 1º de setembro de 2009 era a data limite para que os fabricantes e importadores de panela de pressão começassem a seguir os critérios pré-estabelecidos no regulamento para a fabricação e comercialização do produto. O prazo para os atacadistas e varejistas é 1º de março do próximo ano e, a partir destas datas, será cobrado dos respectivos responsáveis o atendimento à legislação.
Assim como ocorre com produtos cuja prioridade é a segurança e a saúde do consumidor e o meio ambiente, as panelas de pressão terão certificação compulsória, podendo ser comercializadas apenas quando o produto atender a todos os requisitos previstos no regulamento.
Entre as exigências do Regulamento de Avaliação da Conformidade está a realização do teste hidrostático para avaliar a resistência do alumínio e a verificação do funcionamento da válvula de segurança. Serão verificadas também a pressão máxima de trabalho e a resistência de cabos e alças das panelas,entre outras características.
Porém, há uma outra questão importante que também precisa ser abordada: nem sempre o culpado pelos perigos é o fabricante. O entupimento da válvula, um dos fatores que mais provocam acidentes, pode ser evitado, dependendo do caso, com uma simples troca do artefato. O Portal do Consumidor realizou, entre agosto e setembro deste ano, uma pesquisa sobre o tema. O resultado mostra que, dentre os que responderam, 64,65% nunca trocaram a válvula da panela. Dos que trocaram, mais de 60% o fizeram em casa, ou seja, sem a supervisão de um especialista e apenas 6,8% do total trocaram a válvula no tempo e da maneira correta: a cada cinco anos, em serviço autorizado. Através dos dados, vê-se que a população pode não estar devidamente informada sobre os riscos que corre quando não toma a atitude correta.
Uma opção para quem deseja estar atento à segurança no seu lar é observar as dicas da cartilha Casa Segura, elaborada e distribuída pelo Inmetro, que ajuda a escolher e manter os produtos adequadamente. Abaixo, selecionamos algumas dicas da cartilha para conservação da panela de pressão:
•Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;
•Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
•Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados;
•Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo de panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem sozinhas na cozinha
•Troque o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento. O anel propicia a vedação entre a panela e sua tampa
E, a partir de março, tenha preferência pelos produtos certificados, que passarão a ter o selo do Inmetro atestando a sua segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário