segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Plano verão e cadernetas de poupança:

Plano Verão e Cadernetas de Poupança:
orientações para os consumidores




O Idec reuniu todas as informações de que os consumidores precisam para saber se eles têm direito a reinvidicar na Justiça as perdas que possam ter sofrido com o Plano Verão. Aqui eles podem tirar suas dúvidas e, na página de downloads, saber como obter dados nos extratos bancários, além de baixar modelos de petição e uma planilha para calcular os valores devidos


1. O que foi o Plano Verão?
Um plano econômico instituído em janeiro de 1989. A Lei que criou o Plano Verão determinou que os saldos das cadernetas de poupança, em fevereiro de 1989, fossem atualizados com base no rendimento acumulado das Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e não mais pelo IPC (Índice de Preço ao Consumidor). Com isso, os bancos não creditaram a diferença devida no percentual de 20,46% nas cadernetas de poupança com aniversário entre 1º a 15, no mês de fevereiro de 19898. O que o Idec fez em defesa dos consumidores?
Buscando recuperar estas perdas, o Idec ingressou desde o início da década de 90 com várias ações, inclusive ações civis públicas, que estão em andamento na Justiça. Atualmente, o direito dos poupadores quanto à restituição das perdas do Plano Verão é amplamente reconhecido pela Justiça. O trabalho do Idec neste tema contribuiu muito para este cenário favorável a todos os poupadores. Para seus associados, o Idec já recuperou cerca de R$ 22 milhões de reais.

Obs: O Idec não promove ações individuais. Se o banco não fornecer os documentos, formalize a denúncia ao Banco Central do Brasil, órgão que fiscaliza as instituições financeiras (ligue 0800-9792345 ou acesse www.bacen.gov.br).

Grupo:Ana Carla,Caroline,Lara,Nara Lucia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário