sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Portal permite ao consumidor baiano denunciar serviços

Está funcionando desde 27 de agosto o atendimento aos consumidores baianos, por meio do portal da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH). Para denunciar problemas enfrentados nos serviços de atendimento ao cliente (SACs) das empresas reguladas pelo Decreto 6.523/08, o consumidor terá acesso direto ao Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec).

Na página, ele pode dizer se o atendimento foi adequado, se o atendente resolveu as pendências e se o tempo de espera foi respeitado, entre outras possibilidades. As informações do consumidor podem ser utilizadas para ações de fiscalização e outras medidas a serem tomadas pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), como a formulação de políticas públicas sobre o assunto.

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor da Bahia (Procon/BA), órgão da SJCDH, lembra que a abertura de reclamações continuará sendo feita no órgão. O novo serviço contribui com o Procon/BA, fornecendo uma visualização de como as empresas estão agindo. É um termômetro que vai permitir um melhor monitoramento das empresas.

Segundo a diretora de Fiscalização do Procon/BA, Bárbara Lima, este é mais um instrumento colocado à disposição do consumidor que vai contribuir muito para as ações de fiscalização do órgão em relação ao cumprimento das novas normas dos SACs. “O instrumento deve também incentivar as empresas a terem uma conduta razoável”, destacou.

O endereço do portal da SJCDH é www.sjcdh.ba.gov.br. O link de acesso pode ser encontrado na lateral esquerda do portal. É obrigatório que o internauta diga o seu nome, CPF e o número do serviço de call center que ligou.

CONSUMIDOR DENUNCIE, NÃO DEIXE DE LADO O SEU DIREITO...

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